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Não consegue vender pela internet? Conheça os 5 erros de marketing digital que você deve evitar

Não consegue vender pela internet? Conheça os 5 erros de marketing digital que você deve evitar

erros do marketing digital

Você já abriu seu negócio online, já fez conta em todas as redes sociais, patrocina seus posts, mesmo assim, não consegue lucrar vendendo pela internet. O que pode estar acontecendo?

Estar nas plataformas digitais hoje em dia não é garantia de sucesso. A facilidade proporcionada por esses meios faz com que haja uma diversidade enorme de marcas se utilizando deles. É preciso não somente estar presente online, mas também estar presente de forma efetiva e se destacando entre a concorrência.

Pensando nisso, separamos 5 erros comuns de marketing digital que sua empresa não pode cometer!

1. Não montar uma estratégia de marketing digital

Como já dito acima, não basta estar presente no ambiente digital e achar que a mágica acontecerá. Você precisa definir a persona a quem o seu marketing será direcionado e, a partir daí, estabelecer quais redes sociais são as mais estratégicas para seu negócio, qual o tom e a linguagem da comunicação a serem aplicados e que tipo de conteúdo será divulgado nas suas páginas. Todo esse planejamento é realizado para garantir que sua estratégia irá atingir o público disposto a comprar seus produtos e que transmitirá identificação e confiança a esse público. Não estruturar suas ações, portanto, pode acabar surtindo o efeito oposto do que se espera, fazendo com que sua marca não seja atrativa para seu público ou não passe credibilidade.

2. Não analisar seus resultados – ou analisar errado

O planejamento e a estratégia de uma marca são feitos por pessoas, e pessoas falham. Portanto, não basta elaborar sua estratégia de marketing e não avaliar seus resultados: analisar o que está sendo feito, mensurar os resultados e, a partir daí, tomar a decisão de manter, modificar ou aprimorar sua estratégia é primordial para garantir o sucesso das suas ações. Outro erro nesse aspecto é focar nos resultados errados: seguidores, curtidas e compartilhamentos importam, mas os números prioritários a serem analisados são os visitantes, os leads gerados e os clientes que efetivamente realizaram alguma compra. Por isso, quando for colocar sua estratégia em prática, coloque sempre esses dados em comparação: só assim você terá uma dimensão concreta sobre seu resultado efetivo.

3. Focar no produto, e não em quem está comprando

Ninguém gosta de uma pessoa que só fala de si. Portanto, se você só falar sobre o seu produto e não se preocupar em entregar conteúdo relevante para a sua audiência, dificilmente ela se interessará no que você tem a dizer. O primeiro passo é criar uma ou mais buyer personas para o seu negócio. Depois, conhecendo bem o seu cliente, seus comportamentos, seus hábitos, seus objetivos, suas frustrações e suas esperanças, você poderá focar exatamente naquilo que ele deseja ouvir e ter uma estratégia de marketing de conteúdo toda voltada para essas temáticas. Assim, as chances de atrair o público desejado se amplificam – e, consequentemente, a taxa de conversão em vendas também.

4. Esquecer do pós-venda

Tão importante quanto conquistar um cliente novo é fidelizar a sua base. Procure manter contato com seus clientes, peça-os feedback sobre o seu produto ou serviço e prepare sua equipe de atendimento ao consumidor para resolver eventuais problemas da forma mais solícita e eficaz possível. Quando você mostra que se preocupa com a satisfação do seu cliente em todos os momentos, e não só na hora de fechar negócio, sua marca transmite comprometimento, aumentando as chances de um cliente feliz – e cliente feliz significa cliente que indica sua marca a outras pessoas.

5. Não investir em equipe especializada

Não contratar uma equipe de marketing especializada ou um agência de marketing digital para gerenciar é um grande erro na hora de aplicar uma estratégia de marketing digital. Isso porque uma estratégia efetiva depende de estudos, análises e interpretações de dados constantes. Se você entregar essa tarefa a pessoas da sua equipe sem experiência ou tentar fazer por você mesmo, as chances de cometer erros aumenta consideravelmente. Lembre-se que o dinheiro gasto é um investimento, pois uma estratégia de marketing digital bem consolidada pode ser a chave para impulsionar seus lucros.

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