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Chatbots: o que são e como podem impulsionar suas vendas

Chatbots: o que são e como podem impulsionar suas vendas

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Como o próprio nome já diz, os chatbots são programas de computador – robôs – capazes de conversar com as pessoas – via chat. Um conceito simples que vem revolucionando o modo – e a velocidade – do relacionamento com o cliente. Entenda melhor o que é essa ferramenta e como ela pode otimizar o seu atendimento e aumentar o seu lucro.

 Afinal, o que é um chatbot?

Sabe quando você liga para o banco e fala com um atendente virtual, que te pede para pressionar 1 para falar sobre cartões, 2 para conta-corrente etc? Aquele é o tipo mais ancestral de chatbot. Hoje em dia, esse recurso está se aprimorando, de forma que consegue atender a demandas dos clientes com cada vez mais autonomia. O sistema já mencionado é baseado num fluxograma: consiste num conjunto fechado de perguntas e respostas, no qual o caminho percorrido pelo programa depende das respostas do usuário. Em sistemas mais avançados, o chatbot pode utilizar a inteligência artificial para aprender com determinadas perguntas e interações para saber respondê-las no futuro.

Para que servem os chatbots?

Uma função que se destaca é a possibilidade de otimizar o atendimento ao cliente: sanar dúvidas comuns, alterar dados cadastrais, agendar consultas e encontros são algumas possibilidades. Não só o trabalho dos atendentes da sua empresa é facilitado como a resposta aos seus clientes é dada de forma muito mais rápida. Além disso, pode-se utilizar um chatbot para facilitar a interação entre os funcionários de uma empresa e para enviar conteúdo para seu público-alvo. Uma das grandes vantagens desse sistema é que ele vai até onde seu cliente está: o Facebook Messenger é hoje um dos principais canais de aplicação dos chatbots, e eles também podem ser utilizados no Skype e no Telegram.

Como criar?

Existem plataformas online que permitem a criação de chatbots sem a necessidade de um grande conhecimento sobre programação, como blip.ai, ROBOS.im, chatfuel.com e ManyChat. Em primeiro lugar, observe as atividades de seu negócio, como a jornada de compra de seus clientes e o processo de atendimento, para identificar processos e mensagens repetitivos: é a partir deles que se deve criar seu fluxo de mensagens em busca de sua automatização. Também deve ser uma preocupação na elaboração do recurso adequar o tom de voz do discurso de acordo com seu público-alvo. Chatbots mais inteligentes conseguem adaptar seu tom de acordo com o tom do usuário com quem estão interagindo. Seguindo essas orientações, você poderá criar um chatbot que atenda as necessidades específicas do seu empreendimento.

 Por que utilizar os chatbots?

No decorrer do texto, ficou claro por que usar um chatbot pode contribuir para o processo de vendas do seu negócio digital. Em primeiro lugar, ele otimiza o atendimento ao cliente, permitindo que dúvidas mais corriqueiras e tarefas mais simples sejam realizadas sem a necessidade de um atendente humano. Consequentemente, os custos são reduzidos, visto que o trabalho do atendente fica mais simples, portanto, demandando menos pessoal. Por fim, os chatbots tornam a experiência do cliente com a marca mais simples e fluida, pois a ferramenta pode ser administrada nas redes sociais onde os clientes já estão. Além de dispensar a instalação de aplicativos adicionais para ter acesso a certas funcionalidades, a comunicação se torna mais rápida.

 

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