Como o Inbound Marketing pode ajudar médicos e clínicas a atrair novos pacientes

30 de setembro de 2016 por na categoria Marketing Digital com 1 e 1
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Assim como em outras indústrias e setores de atividade, a indústria médica também passa por transformações influenciadas pelos meios digitais. Cada vez mais as pessoas estão buscando respostas para seus problemas relacionados a saúde através de uma rápida pesquisa na internet. Basta digitar seus sintomas que uma série de páginas lhe retornará com detalhes sobre causas, prevenção, tratamentos e recomendações.  Do mesmo modo, ao digitar um tratamento específico, a pessoa terá à disposição várias clínicas especializadas, cabendo-lhe decidir pela melhor clínica de acordo com seus critérios de valor, como credibilidade, reputação, acessibilidade, referências de outros pacientes.

E é exatamente nesse contexto que o Inbound Marketing pode ajudar médicos e clínicas a atrair novos pacientes! A metodologia do Inbound é voltada a fazer com que o consumidor, ao final de um ciclo, vire um divulgador natural de um produto ou serviço.

E como o Inbound funciona para médicos e clínicas?  Sabemos que ainda mais do que em outros setores de atividade, as indicações e recomendações possuem um alto nível de influência na medicina. Os pacientes procuram por clínicas especializadas que transmitam confiança, credibilidade e a sensação de que terão um tratamento que só ela pode proporcionar.  A seguir, vamos apresentar 4 pilares do Inbound Marketing que podem impulsionar os resultados de médicos e clínicas.

1) Um site adaptado aos seus pacientes

Não há dúvidas de que no contexto até aqui apresentado, um site é indispensável para qualquer clínica que deseja atrair novos pacientes. Como dissemos, ao digitar um tratamento específico o paciente encontrará diversas clínicas especializadas. Porém, apenas ter um site não basta. Clínicas podem utilizar seu site como uma preciosa fonte na conquista de pacientes. Quais são os pontos de atenção que clínicas devem ter em seu site?

  • A linguagem e terminologia do paciente: Pense no que o seu paciente estará procurando e use o seu site para lhe dar as respostas usando a mesma linguagem que eles usam. Ao usar a linguagem que seus pacientes usam, seu site dará a verdadeira impressão de credibilidade e confiança, reforçando sua autoridade no assunto e transmitindo informação de valor ao paciente.
  • Design Responsivo: As pessoas podem acessar o site da sua clínica de diversas formas: computadores de mesa, laptops, smartphones e tablets. Assegure-se de que o site da sua clínica esteja adaptado a dispositivos móveis e a diferentes tamanhos de tela.
  • Imagens que inspirem confiança: Assim como adequar seu vocabulário à linguagem do paciente, imagens que inspirem confiança são fundamentais no site de qualquer clínica. Pessoas não querem ser confrontadas com imagens que remetam a doenças, sofrimento, angústia ou a procedimentos cirúrgicos explícitos. Pessoas entram em seu site em busca de solução, portanto, pense na utilização de imagens que estejam relacionadas a saúde e bem-estar. Estas imagens proporcionarão conforto aos potenciais pacientes.
  • Formulário de contato: Ao entrar em seu site, na maioria das vezes os potenciais pacientes não tem urgência ou simplesmente estão avaliando a possibilidade de realizar um tratamento em sua clínica em um futuro indefinido. Com esta intenção, eles não entrarão em contato com a sua clínica através de um contato telefônico. Sendo assim, um formulário de contato servirá tanto para os pacientes com menor urgência, como para sua clínica – que poderá criar uma base contatos e manter uma comunicação constante por e-mail.

2) Otimização para os sites de busca

Vamos supor que você tenha uma clínica médica especializada em tratamentos cardiovasculares localizado na cidade de Campinas. O que aconteceria caso um potencial paciente digitasse o termo “Clínica Cardiovascular Campinas” no Google e o site da sua clínica não aparecesse logo nos primeiros resultados de pesquisa? Agora pense nesta situação ocorrendo em grande escala. Inúmeras oportunidades de conquistar novos pacientes seriam desperdiçadas, justamente por não ter um website otimizado para os mecanismos de busca como o Google.

Para que este tipo de situação não ocorra, você precisa otimizar o conteúdo do seu site para os mecanismos de busca. Isto significa que seu site deve prover um conteúdo relacionado com a intenção de busca dos potenciais pacientes.

Existem diversas ferramentas que estimam o volume de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner ou o Übbersugest. Pesquise por palavras chave das quais gostaria de ser encontrado e otimize o seu conteúdo em torno dessas palavras.

Utilizar palavras chave no título e no corpo de texto do conteúdo, referenciar outros sites especializados e cadastro no Google Negócios são algumas das ações de SEO que comprovadamente trazem resultados.

3) Conteúdo notável e educacional

Um conteúdo educativo e notável é o que vai diferenciar a forma como seus pacientes enxergam sua clínica em relação às outras. Além de lhe dar uma enorme vantagem para aparecer nas primeiras posições do Google, um bom conteúdo transmitirá maior credibilidade da sua clínica para o seu público. Abaixo, alguns dos tipos de conteúdo que sua clínica pode produzir para atrair novos pacientes.

  • Blog Posts: Um blog é a forma mais eficaz de atrair visitantes para o seu site e construir credibilidade. Imagine se a cada pesquisa relacionada à sua especialidade o paciente encontrasse um artigo seu esclarecendo suas dúvidas e lhe dando alternativas. Agora imagine se você tivesse diversos artigos que respondessem a diversas dúvidas de diversos pacientes. Muito provavelmente você se tornaria uma referência no assunto e cada vez mais pacientes seriam conquistados.
  • E-Books: Muitos anos de estudo e dedicação pela profissão dão a médicos um grande conhecimento técnico. E se este conhecimento fosse revertido em conteúdo educacional como uma forma de ampliar sua base de contatos? Este tipo de conteúdo é altamente indicado para aumentar sua lista de potenciais pacientes. Você pode preparar um E-Book sobre um tema específico de sua especialidade e oferecê-lo gratuitamente a quem acessar o seu blog ou site através do preenchimento de um simples formulário com algumas informações de contato, como nome e e-mail. Esta é uma excelente forma de construir sua reputação online e aumentar sua lista de contatos para futuras comunicações por e-mail.
  • Webinars: Sua clínica está fazendo algo inovador ou utilizando equipamentos com tecnologia de vanguarda? Você pode realizar um webinar para mostrar ao seu público como estes equipamentos funcionam e aguçar seu interesse por tais técnicas.

4Marque presença nas redes sociais

Embora as indicações e recomendações boca a boca não tenham deixado de ser uma importante fonte na atração de novos pacientes, as mídias sociais podem impulsionar a geração de pacientes da sua clínica para um nível nunca antes experimentado.

Ao ter uma página profissional bem estruturada, com publicações constantes e uso adequado de linguagem e imagens, clínicas estarão aptas a:

  • Aumentar sua visibilidade
  • Aumentar sua credibilidade
  • Atrair novos pacientes que não conhecem a clínica
  • Receber avaliações positivas de pacientes atuais

Sua clínica pode usar as redes sociais como forma de reforçar sua autoridade no assunto e divulgar os conteúdos que você produziu, como Blog Posts e E-Books. Você também pode e deve utilizar as redes sociais da sua clínica para interagir com seu público ao responder dúvidas, agradecer elogios e adicionar informações complementares às suas dúvidas.

Todas estas ações citadas ao longo deste post visam maiores oportunidades para médicos e clínicas conquistarem a preferência de novos pacientes através de um conteúdo que seja notável e esclarecedor. Todas estas ações estão em conformidade com o manual de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina, e, se aplicadas de modo sincronizado, fortalecerão sua presença e credibilidade na internet.

Fonte: br.hubspot.com

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