Home > Blog > Cursos online > Matriz SWOT (FOFA)

Análise SWOT, ou FOFA, é um estudo de mercado antes de tirar um projeto do papel, a fim de que ele tenha mais chance de dar certo.

Tudo que você for fazer, quando bem planejado, está mais propício a obter sucesso. É comum analisar os prós e contras antes de tomar qualquer decisão, avaliar quais as possibilidades e consequências que você terá, e qual o objetivo que você deseja alcançar com essa escolha.
Dessa forma, você aumenta suas chances de acertos.

A análise swot dá um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes que estão ao seu redor que possam ter algum tipo de influência sobre ela. Esse método foi criado em meados da década de 1960 e podemos dar os créditos ao consultor de empresas Albert Humphrey, apesar da análise já ter passado por várias reformulações no intuito de se adaptar às necessidades de cada projeto e empresa.

matriz-swot-como-fazer-uma

Avaliando ao pé da letra Forças (Strengths)e Fraquezas (Weaknesses) referem-se à análise interna, os postos negativos e positivos da empresa ou projeto que se quer concretizar; já Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) são fatores do ambiente externo desde a análise de mercado, concorrentes, fornecedores, até a influência política, econômica, social e cultural.

  • A força de uma empresa pode estar ligada a um produto ousado, diferente da concorrência, sua forma de distribuição, a qualidade do seu atendimento ou qualquer fator que dê destaque ao seu produto ou serviço.
  • Já a fraqueza pode ser identificada num produto de baixa qualidade ou que não tenha nada que o destaque dentre os concorrentes.
  • Entendemos como oportunidade a forma como você se impõe dentro de uma nova área de mercado, quando você aproveita a abertura desse novo mercado buscando aliados fortes ou até mesmo numa expansão para o mercado internacional.
  • E a ameaça está num concorrente que vem surgindo com força no mercado, na mudança na legislação do setor ou até mesmo numa escassez de mão de obra.

Trabalhando dessa forma você avalia dentro e fora da empresa, pontos positivos e negativos, você obterá informações suficientemente necessárias para alcançar o sucesso do seu projeto. E caso você ainda tenha dúvidas em como implementar essa análise no seu planejamento, entre em contato conosco.

Escreva seu comentário

Pepper Web © todos os direitos reservados.