O poder das redes sociais

9 de julho de 2019 por na categoria Marketing Digital, Redes Sociais, Vídeos com 0 e 0
Home > Blog > Marketing Digital > O poder das redes sociais

Atualmente, as redes sociais ultrapassaram qualquer outro veículo de informação e não afirmo isso de forma leviana. Muitos meios de comunicação como jornais e revistas migraram para o mundo online a fim de continuarem sobrevivendo em um mundo cada vez mais conectado. É muito difícil não encontrar alguém que possua ao menos uma rede social e que não a visite ao menos duas vezes ao dia. A rapidez com que as informações são inseridas nesse meio e o compartilhamento delas, fazem com que cada vez mais as pessoas busquem essas redes para obter informações.

Desde que as redes sociais atingiram o “boom”, muita coisa mudou na forma das pessoas se relacionarem umas com as outras. Hoje somos interligados em uma grande rede de interesses em comum, já que dificilmente você irá interagir com alguém com quem não se identifique ou goste.

Essa nova forma de comunicação permite a aproximação de muitas as pessoas, seja através de assuntos pessoais ou comerciais. De olho neste crescimento, as empresas estão aderindo cada vez mais às redes sociais, que se tornaram, há tempos, importantes ferramentas na composição de estratégias de comunicação de marketing para anunciantes de diferentes portes. Dinâmicas, as informações podem mudar rapidamente de acordo com o comportamento e gosto do consumidor e, com a velocidade com a qual essas informações são propagadas, é mais fácil e rápido corrigir ou adaptar determinado anúncio ou campanha, diferentemente dos meios de divulgação impresso que, caso isso acontecesse, a campanha estaria perdida e o investimento nele feito teria ido por água a baixo.

Anexe nesse cenário as constantes inovações que as plataformas vão disponibilizando a cada atualização de seu software: recursos de vídeo, fotos, atualização de performance de timelines, ferramenta “stories” com cada vez mais funcionalidades, entre outras. Ainda é possível selecionar as redes sociais mais adequadas ao público-alvo de cada produto ou serviço e, devido à evolução das informações em uma velocidade incrível, esse é o principal desafio dos especialistas em marketing, que exige cada dia mais precisão, análise de dados e entendimento dos anseios de quem está do outro lado das telas dos computadores e smartphones.
Com o curto tempo disponível que a vida moderna deixa para os consumidores, que ainda assim são ávidos por informação, o Instagram cresceu exponencialmente nos últimos anos. Com ferramentas mais rápidas e dinâmicas, incluindo o “Instagram stories”, o Instagram deixou as gigantes Facebook e YouTube de “pernas bambas”, fazendo com que elas reavaliassem a forma como estavam passando seu conteúdo online. Em 2019, o Facebook lançou a ferramenta “Facebook Watch” na qual a proposta é interagir e transmitir conteúdos exclusivos para essa plataforma que transmitirá desde séries a jogos esportivos. O Facebook está de olho nessa inclinação dos seguidores por optarem pelo consumo de conteúdos em vídeo e, pelo menos inicialmente, os vídeos originais disponibilizados no Watch serão gratuitos para os usuários da rede social.

Pioneiro em entregar conteúdos e vídeos, o YouTube também viu a necessidade de repaginação. Junto ao Google, o site anexou à sua plataforma de vídeos um recurso criado pelo Snapchat. Chamada de “Reels”, a função é similar aos Stories do Instagram, Snapchat e Facebook e permite que os youtubers produzam vídeos de curta duração. Diferente de suas concorrentes, os Reels não desaparecem em 24h e sim, de acordo com a vontade do Youtuber.

Algumas dicas para ingressar no meio digital com sucesso

Dê total atenção ao conteúdo:

Seu conteúdo deve ter relação direta com seu cliente. Publicar sem direcionamento não trará bons resultados. Os textos, imagens e frases devem atingir em cheio o que seu consumidor precisa e quer ver e ouvir. Você precisa falar com o cliente da mesma forma virtual e presencialmente. Portanto, preocupe-se em adotar o mesmo tom de voz na internet. Ser simpático, brincalhão, além de educado, tende a dar bons resultados.

Seja acessível:

As redes sociais hoje são uma das principais fontes de pesquisa dos consumidores. Por isso, é preciso que você esteja disponível, acessível e ao alcance do cliente que entrar em contato contigo. Preocupe-se em ter um número e e-mail de contato bem visíveis na sua página. Responda às mensagens regularmente e nunca deixe seu cliente sem retorno.

Mostre preocupação com seus consumidores:

Não dê respostas automáticas ou trate seu cliente de maneira leviana. Mostre preocupação real com o problema, dúvida, reclamação ou elogio. Você deve vê-lo como um ser humano e tratá-lo como tal como se estivesse conversando com um amigo ou familiar.

Seguindo esses passos, além de começar a mostrar no mundo virtual quem você é e onde quer chegar, sua empresa criará vínculo com seus clientes e, naturalmente, surgirão novas oportunidades de negócio.
Você já usa essa ferramenta a seu favor? Deseja investir nas redes sociais como ferramenta para alavancar o seu negócio e, mesmo com nossas dicas, não sabe como começar?
Fale conosco que nós podemos te ajudar!

Escreva seu comentário

Pepper Web © todos os direitos reservados.