O que é Site responsivo, site mobile (web app) e aplicativo para celular (app)?

17 de março de 2015 por na categoria Sites/Blogs com 0 e 3
Home > Blog > Sites/Blogs > O que é Site responsivo, site mobile (web app) e aplicativo para celular (app)?
responsitvo-mobile-app

É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo quando na verdade precisam de um site responsivo, ou vice versa. Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.

O que é um site responsivo?

É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela, e no celular as informações trocam de posição mas preserva o tamanho das informações.

É comum os empresários acharem que seu se seu site roda no celular, o mesmo é responsivo. Todo site funciona no smartphone porque se trata de um browser igual ao do computador, mas quando não é responsivo, obriga o visitante a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações. A experiência do visitante é ruim e há uma tendência do mesmo desistir da utilização do site. Assim, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

Simulação de Site Responsivo

simulacao-responsivo

 Há duas formas de identificar que um site é responsivo: reduza o navegador na horizontal ou abra o site em um smartphone. O layout deve se adaptar ao novo formato, sem a necessidade de rolar o site para o lado para conseguir visualizar todas as informações.

O que é um site mobile (web app)?

Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista para facilitar a navegação. Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site “não responsivo” e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino. Esta técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis, em contrapartida gera um custo duplicado.

Simulação de Site Mobile

Escreva seu comentário

Pepper Web © todos os direitos reservados.