Por que investir em Marketing de Conteúdo hoje mesmo

16 de julho de 2019 por na categoria E-Commerce, Marketing Digital, Redes Sociais, Vídeos com 0 e 0
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Dia-16-07

O modo como os consumidores se relacionam com as marcas hoje em dia mudou: as visitas a lojas e indicações boca-a-boca transformaram em pesquisas online sobre produtos e serviços. Antes de efetuar uma compra, os clientes procuram em sites de busca as opções que possuem, assistem vídeos demonstrativos e trocam experiências nas redes sociais com conhecidos e desconhecidos. Nesse cenário, as marcas que oferecem a informação e o conteúdo que esse público procura saem na frente em relação às outras.

Se você ainda não está convencido do potencial do marketing de conteúdo, confira essas 8 razões para começar hoje mesmo a refletir sobre esta estratégia.

1- Aumenta as chances de ser achado por clientes – atuais e potenciais

Se você oferecer conteúdo de qualidade e relevante para sua persona e aliá-lo a estratégias de SEO, poderá ser encontrado não só por quem vai atrás especificamente da sua marca, mas também por clientes em potencial que procuram conteúdos relacionados ao seu nicho. Ao procurarem por informações relevantes e que tenham a ver com o seu cotidiano, sua audiência acabará encontrando o seu blog e conhecendo sua marca. Dessa forma, com uma estratégia eficaz, você será capaz de gerar mais leads e converter mais clientes.

2- Você gasta pouco

Uma estratégia de marketing de conteúdo tem a vantagem de ser bem mais em conta do que estratégias tradicionais. Você só precisará pagar por um domínio para manter seu blog e por pessoas especializadas para criar e gerenciar seu conteúdo – e isso tem um custo bem inferior a campanhas realizadas em mídias tradicionais. O resultado, portanto, de uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada é o aumento do lucro do seu negócio.

3- Demonstra autoridade para os consumidores

Produzir conteúdo informativo em relação à sua área de atuação demonstra que você tem conhecimento sobre o que você está vendendo. O cliente entende, portanto, que seu produto ou serviço é de qualidade porque a marca é especialista no assunto. Assim, é bem provável que, na hora de efetuar uma compra, o consumidor lembre-se primeiro da sua marca ou prefira comprá-la em vez da concorrência.

4- Potencializa sua divulgação

O que é mais provável que você compartilhe: uma propaganda que simplesmente fala sobre um produto ou serviço, ou um conteúdo que responda e dialogue com questões do seu dia-a-dia? Se você escolheu a segunda opção, pense então como sua marca poderia atingir mais pessoas se oferecesse esse tipo de conteúdo próximo ao cotidiano de sua persona. O público divulgar sua marca de forma espontânea é o sonho de qualquer marca – e é o que o marketing de conteúdo proporciona.

5- É a chance de detalhar seu produto ou serviço para seu público

Em meio a um mercado tão diversificado, muitos produtos e serviços hoje em dia demandam uma explicação mais detalhada para serem compreendidos pelo consumidor. Uma propaganda tradicional talvez não dê conta dessa necessidade ou não desperte a atenção do consumidor logo de cara. Se você mostrar que o que você tem para vender se relaciona com os problemas do dia-a-dia da sua audiência, ela se interessará pelo seu produto ou serviço de forma orgânica. Em outras palavras: você não precisará implorar a atenção do seu público para mostrar o que você tem para oferecê-lo, pois ele terá curiosidade pela sua marca e irá atrás dela de forma espontânea.

6- É compatível com diversas plataformas

O conteúdo que você produz pode ser divulgado no seu blog, ser replicado para as suas redes sociais, enviado para sua lista de e-mail marketing e até mesmo integrar um e-book da sua marca. É uma maneira eficaz de alcançar o seu público nas mais diversas plataformas. Isso significa que você poderá adaptar-se a sua audiência, facilitando seu relacionamento com o público – afinal, você poderá ir até ele, e não tentar fazer de todo jeito que ele chegue até você.

7- Não tem prazo de validade

Uma estratégia de marketing de conteúdo não tem um período específico para ser veiculada: você produz o conteúdo, publica e ele permanece lá para ser encontrado até que você decida apagá-lo. Ou seja: você investe apenas uma vez e aquele conteúdo poderá trazer retorno por tempo indeterminado. Isso não significa, por outro lado, que você deve produzir um punhado de conteúdos e depois deixar de investir: quanto mais conteúdo de qualidade oferecido, mais as chances de você ser encontrado. O ponto que se quer ressaltar é que não importa quando você disponibilizou um certo conteúdo, ele continuará tendo o poder de converter clientes enquanto ainda for relevante para sua audiênica.

8- Atrai voluntariamente as pessoas para sua marca

O Inbound Marketing caracteriza-se por estratégias que visam atrair o consumidor de forma voluntária para uma marca. É uma estratégia compatível com os novos anseios do mercado: as publicidades invasivas não são vistas com bons olhos pelo consumidor. Investir em conteúdo, portanto, significa gerar um relacionamento orgânico com o seu público e conquistar uma boa imagem para sua empresa.

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