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Remarketing, o que seria e como funciona no marketing digital?

Remarketing, o que seria e como funciona no marketing digital?

 

remaketing

Você já deve ter visto banners de anúncios com produtos que provavelmente você deve ter pesquisado ou até mesmo conversado nas redes sociais, né verdade? Em praticamente todas as páginas de sites, blogs e portais, inclusive emails e em redes sociais esses anúncios lhe perseguem por um bom tempo, e muitas vezes até lhe faz clicar neles e adquirir aquele produto.

Pronto, essa é uma das estratégias de marketing digital para qualquer tipo de negócio que queira realizar uma boa divulgação do seu serviço ou produto. Tudo é baseado primeira no fortalecimento da marca, até que se construa uma autoridade, porém isso envolve outras diversas estratégias.

O que é o Remarketing ou Retargeting?

Primeiramente, o “Retargeting” vem do inglês “target”, que significa “alvo”. Ou seja, a ideia do retargeting é impactar mais de uma vez a mesma pessoa, com os anúncios que o usuário vê após a primeira busca pelo tema ou até mesmo por textos que tenha lido ou escrito, no entanto que haja palavras-chaves relacionados ao assunto.

“Remarketing” e “retargeting” são a mesma atividade, porém o termo remarketing é como o Google chama a sua própria ferramenta de retargeting. Plataformas como AdRoll, Re Targeter e FetchBack, utilizam o termo retargeting mesmo.

Para que serve o remarketing?

O objetivo de remarketing é claro: aumentar a conversão, ou seja, a venda. Isso porque nem todo mundo que vê um anúncio pela primeira vez opta por já realizar a compra. Aliás, um número muito pequeno de usuários faz isso. De acordo com dados do Google Adwords, nos casos de ecommerce, 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita. Em vendas complexas, a conversão em pedidos de orçamento ou ações semelhantes é ainda menor. Assim, o remarketing vem como uma possibilidade de continuar aparecendo para o cliente que ainda não converteu, para que enquanto ele pensa no assunto continue com a marca em mente.

Entre o primeiro contato do usuário com a empresa até a efetivação da compra, há diferentes estágios do processo. Aqui podemos dividi-lo em quatro momentos diferentes:

Consciência – Quando a pessoa começa a procurar sobre o assunto, sem necessariamente ter a intenção de comprar;

Consideração – Quando a pessoa já tem algum conhecimento e está cogitando a efetuação da compra (aqui pode entrar a comparação de preços, busca por recomendações etc);

Compra – Quando a pessoa faz a compra em si;

Fidelização – Momento pós-compra, quando a intenção é focar em uma nova conversão.

Assim, com um plano de remarketing bem estruturado, é possível alcançar usuários em diferentes etapas desse funil e levá-los para a etapa seguinte.

Como funciona?

Como exemplo falaremos do Google Adwords:

Você está procurando no Google por “Tênis de Corrida” e clica em um anúncio pago na página de resultados. Quando você entra no site do anúncio, um cookie (que funciona como se fosse um carimbo) é armazenado em seu computador, possibilitando que o Google te identifique e exiba posteriormente para você anúncios deste mesmo site em outros sites parceiros que abrem o espaço para anúncios (Rede de Display) ou nas páginas de resultados (Rede de Pesquisa). Dessa forma, você será impactado por novos anúncios durante algum tempo, para convencê-lo a fazer a conversão. Geralmente o período do remarketing é de 30 dias, mas pode variar, de acordo com a plataforma e as configurações utilizadas.

Para o remarketing funcionar, é preciso instalar uma tag de remarketing em seu site. Especificamente para o Adwords, você pode conferir neste link os detalhes para adicioná-la.

Com a tag instalada, é hora de pensar em estratégias. O remarketing é baseado em listas, como quem acessou as URLs relacionadas a determinado produto, quem entrou na página de preços, quem realizou uma compra no site, entre outras. É preciso analisar quais públicos é interessante abordar por meio de novos anúncios.

5 Dicas para montar uma campanha de remarketing:

– 1º) Crie audiências relevantes. Foque em públicos que sejam interessante de ser impactados pelo remarketing;

– 2º) Crie anúncios específicos para cada público. Quanto mais próximo do objetivo do usuário melhor. Por exemplo, se ele entrou na página de preços de determinado produto de seu site, pode exibir para ele anúncios sobre o produto, com talvez um desconto atrativo;

– 3º) Lembre-se de ter boas Landing Pages. Não adianta fazer um belo anúncio e levar o visitante para a home do site. Lembre-se de ajudá-lo a encontrar seu objetivo – e, claro, converter.

– 4º) Fique sempre de olho nas métricas para analisar os resultados de seus esforços. É importante lembrar que não apenas o CPC (Custo por Clique) merece atenção, mas também o CPA (Custo por Aquisição), ou seja, o seu gasto real para cada conversão gerada pela campanha.

– 5º) Tome cuidado com o excesso de exibições para um determinado usuário, já que isso pode cansá-lo. É recomendado não termos mais do que 10 visualizações por pessoa.

 

Fonte: ResultadosDigitais

 

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