Tipos de vídeo marketing

18 de junho de 2019 por na categoria Marketing Digital, Redes Sociais, Vídeos com 0 e 0
Home > Blog > Marketing Digital > Tipos de vídeo marketing

O vídeo marketing é muito efetivo e uma vantajosa ferramenta para promoção da sua empresa/serviço. Contudo, essa estratégia não é “engessada”. Ela conta com várias formas de execução, que listaremos a seguir:

1. Dicas rápidas

Vídeos de curta duração, com toques especiais sobre algum assunto da sua área, pode ser produzido em grande quantidade, além de facilitar o engajamento de quem procura se aprofundar no assunto.

2. Tutoriais

Podendo ser em formato de vídeo-aula, screencast, webinar, etc, esse tipo trata de temas técnicos com objetividade. Em virtude do seu conteúdo direto, o público procura encontrá-lo nos sites de busca e assim a marca passa a ter bons resultados nessas plataformas. No caso do Webinar, por exemplo, acontece uma conversa com um profissional do ramo em questão e tem vantagem quando combinado com chat, pois gera mais interação do público, além de ser eficiente na captação de dados, já que, para ter acesso ao conteúdo, o público precisa fornecê-los.

3. Cursos online

Apesar de ser uma forma mais complexa, também é completa e profissional, oferecendo um material mais aprofundado e sério, podendo ser o passo após as dicas rápidas.

4. Teasers

Vídeos curtos com prévias de alguma novidade do seu negócio, funciona basicamente da mesma forma de filmes, dando breves “spoilers” do que vai acontecer. O ponto principal desse tipo de vídeo marketing é a expectativa que gera no seu público sobre esse futuro acontecimento/novidade.

5. Bastidores

Seguindo a linha dos teasers, os bastidores mostram os “preparativos” da novidade citada anteriormente, provoca um certo sentimento de exclusividade no seu público, fazendo-o se sentir mais envolvido com os processos da marca.

6. Cobertura de eventos

Muito eficaz para mostrar a presença da empresa em eventos relevantes da área, podendo mostrar as arações principais, por exemplo, e o como a marca está inserida nele. As famosas “lives” são ótimas formas de realizar essa cobertura, pois geram engajamento do público. Os vlogs também podem ser explorados nessa situação, pois têm um tom mais pessoal, humanizando a marca e aproximando seu público. Esse tipo de vídeo, fora do contexto do evento, pode ser utilizado para que um representante do seu negócio/produto converse mais informalmente com os seus clientes sobre determinado assunto, um exemplo disso são os famosos stories do Instagram, que cada vez mais servem como “daily vlog” para muitas blogueiras.

7. Institucionais

Esses vídeos abordam os valores que sua marca defende, seus padrões de qualidade etc. Mostrar seu posicionamento socio-ambiental, por exemplo, é uma das opções. Porém, esse tipo não substitui os vídeos/posts de conteúdo, apenas reafirmam sua marca.

8. Estudos de caso

A depender do seu segmento, essa forma de vídeo marketing pode ser muito útil, pois utiliza, basicamente, de depoimentos de clientes antigos explicando qual problema eles apresentavam e como foram resolvidos pela sua empresa. Isto servirá de prova social, gerando uma maior credibilidade, útil para convencer futuros clientes.

9. Entrevistas

Podem ser feitas tanto com profissionais da área, quanto com antigos clientes. O caso do uso de profissionais traz uma voz de autoridade à marca, afinal, o assunto está sendo tratado por alguém que realmente entende do que está falando.

10. Demonstrações de produto

Vídeos eficientes para introduzir seu produto, demonstrando como ele é e funciona. O melhor local para colocar este vídeo é nas próprias páginas de início ou nas landing pages, a fim de introduzir seu produto para seus possíveis futuros clientes.

  1. Resenhas culturais: como nem só de assuntos técnicos se vive um negócio, trazer conteúdos culturais para seu público pode ser muito útil. Os vídeos de resenhas culturais podem ser produzidos de acordo com os interesses do seu público-alvo, podendo se tratar de filmes, livros, documentários, entre outros. Esse conteúdo deve conter uma linguagem mais descontraída, mas mantendo sua qualidade e sempre levando em consideração os valores defendidos pela marca, expostos nos vídeos institucionais;

Com isso, é perceptível a infinidade de formas de vídeo marketing utilizadas e uma coisa é certa: sempre haverá a forma perfeita para a sua empresa/produto.

Consulte uma empresa da área para fazer esta análise e executar da melhor forma.

Escreva seu comentário

Pepper Web © todos os direitos reservados.