Vídeos que vendem: copywriting nos vídeos podem engajar suas vendas

19 de janeiro de 2018 por na categoria Cursos online, Marketing Digital, Redes Sociais, Vídeos com 0 e 6
Home > Blog > Cursos online > Vídeos que vendem: copywriting nos vídeos podem engajar suas vendas

Vídeos que vendem - copywrite nos vídeos podem engajar suas vendas

Copywriting é uma técnica de vendas que consiste no uso persuasivo das palavras a fim de envolver o consumidor e fazê-lo comprar o que você tem para vender. Ela pode ser utilizada em várias plataformas, como texto escrito ou fotos, mas, aliada ao poder cativante dos vídeos, tem um potencial enorme de conversão de vendas. O método requer treinamento e prática do copywriter para ser desenvolvido com primazia. No entanto, há alguns elementos norteadores a serem levados em consideração por quem quer começar a escrever dessa forma. Descrevemos abaixo tudo sobre a técnica e algumas dicas para conquistar clientes através do poder das palavras

 Como se estrutura o copywriting?

O copywriting segue um processo bastante consolidado no marketing chamado fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). O copywriter deve cumprir as três primeiras etapas – prender a atenção do espectador, conquistar seu interesse e provocar seu desejo – para então chegar à quarta, seu objetivo final – pedi-lo para realizar uma ação, a ação de comprar no caso. Ou seja: um bom copywriting deve ter uma chamada inicial apelativa, seguida de uma informação interessante para o espectador, para depois mexer emocionalmente com quem está assistindo e, finalmente, pedir o que você quer que ele faça.

 Antes de começar, estude o terreno

Um bom copywriting depende de um forte domínio sobre o que você está promovendo e com quem você está lidando. Portanto, antes de pensar sobre o que vai escrever e que técnica utilizar, é importante estudar o seu próprio produto ou serviço e o consumidor a quem ele se destina. Pense sobre o que seu produto oferece para as pessoas, seu diferencial em meio à concorrência e suas características e benefício. Em relação ao público-alvo, reflita sobre quem compra ou gostaria de comprar o que você tem a oferecer e por quê – o que seu produto traz para essas pessoas, o que esperam ao adquirir seu produto, suas funções favoritas etc. São esses os pontos que devem ser ressaltados ao construir o roteiro do seu vídeo.

 Fale de uma forma que o seu espectador entenda

A ideia do copywriting é conquistar a audiência pela emoção, então sua fala deve ser próxima do espectador. Estude a linguagem com que seu público-alvo se comunica e fale dessa forma em seus vídeos. Identifique o problema do seu consumidor para o qual você tem a solução e explore ela. Em vez de falar sobre o processador e a quantidade de memória RAM de um celular, por exemplo, fale que ele é potente o suficiente para rodar os jogos mais pesados sem travar. Lembre-se, o maior interesse do seu cliente é o que ele pode ganhar ao consumir seu produto, então é essa face que você deve explorar!

 Estratégias de linguagem para convencer sua audiência

Alguns macetes podem ser utilizados na sua fala a fim de convencer seu espectador:

  • Motivo: explique as razões para o que você estar falando ser relevante. O público ficará mais propenso a concordar com o que você tem a dizer se você der um porquê.
  • Storytelling: contar histórias é uma forma eficaz de prender a atenção do consumidor, além de transmitirem menos prepotência, pois o espectador pode tirar suas próprias conclusões da situação narrada.
  • Repetição: repetir a mensagem principal de diversas maneiras, por exemplo, reforça aquilo que você quer dizer e demonstra que você acredita naquilo.
  • Comparação: analogias com elementos familiares deixam sua explicação mais palpável para o ouvinte.
  • Réplica: se você entende bem o seu produto e o seu público, sabe os possíveis obstáculos que o impediriam de fechar negócio. Antecipe-se a esses problemas e mostre soluções para eles.
  • Participação: as pessoas gostam de se sentir parte de um grupo. Mostre depoimentos de clientes atuais e utilize números que reflitam que seu produto ajuda pessoas com o mesmo problema do seu ouvinte.

Escreva seu comentário

Pepper Web © todos os direitos reservados.