HOME >

Copywriting – A técnica de persuasão da escrita

Copywriting – A técnica de persuasão da escrita

Copywriting é uma palavra do inglês, sem uma tradução literal, que é definida como a habilidade de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada por quem está escrevendo, por exemplo, realizar uma compra.

Para ter sucesso em seu negócio, você precisa atrair pessoas que se tornarão consumidores através do seu conteúdo; e nada mais eficaz do que usar técnicas de copywriter para levar seu leitor a realizar o que você deseja.
Vender através do marketing digital precisa ser bem mais elaborado do que no mercado tradicional, pois além de ter que atrair as pessoas certas, é necessário criar um relacionamento com elas para depois vender. Por isso as técnicas de copywriting são tão importantes nesse processo, porque cada texto será escrito com a intenção de conduzir o visitante a realizar a ação que você deseja.

O profissional que trabalha nessa produção é chamado de copywriter, ele precisa conhecer bem as técnicas e se especializar em criar cartas de vendas. O maior objetivo desse profissional é fazer com que todo aquele que tenha contato com o conteúdo tome uma ação esperada, desde curtir um post, se cadastrar em alguma lista e realizar compras. Ele pode atuar em peças publicitárias, criação de anúncios online, escrita de artigos, criação de roteiro de vídeos, textos para e-mail, vídeos e cartas de vendas.

Portanto, COPYWRITING é a técnica de convencer o público-alvo trabalhando com princípios que envolvem gatilhos mentais como:

  • Reciprocidade – Quando você oferece algo positivo, existe uma grande probabilidade de você receber uma resposta positiva.
  • O temor da escassez – Quando a pessoa enxerga a possibilidade de algo acabar, age rapidamente para não perder a oportunidade de conseguir
    aquilo que está acabando.
  • Aprovação social – É comum decisões serem tomadas levando em conta a atitude de terceiros, por exemplo, se muitas pessoas estão escolhendo determinado produto, a tendência é outras pessoas serem influenciadas a comprar também.
  • Afinidade – O ser humano tende a se aproximar de alguém que possua a mesma característica que ele, sendo influenciado pela decisão que esse alguém tomar.
  • Autoridade – Inconscientemente, o indivíduo tende a respeitar e obedecer a alguém que ele considere superior.
  • Comprometimento – Assumindo um compromisso publicamente, a pessoa se sente pressionada a cumpri-lo.

O copywriting é uma técnica de extrema importância no meio digital, pois conhecendo bem o seu público, você produz conteúdo específico que atrai o leitor com a estratégia da sua escrita e prende a atenção do seu potencial consumidor com o método utilizado, aumentando as chances de sucesso do seu negócio. Tendo interesse em implementar esse método na sua empresa, entre em contato com a Pepper, nós temos o que você precisa.

Cadastre-se e receba novidades:

Mais conteúdos que podem te ajudar:

Quais dores seu produto resolve?

Para identificar as dores da persona, é preciso realizar pesquisas e entrevistas com o público-alvo, bem como analisar dados demográficos e comportamentais. Algumas perguntas que